Abordagem Educativa
As Constelações Familiares e suas reverberações no âmbito educacional nos fazem crer que é possível entrar em conexão com os alunos, fazendo a ponte entre escola e família. É possível nos aproximarmos uns dos outros e de nós mesmos com mais qualidade na troca de conhecimentos, desenvolvendo saberes sistêmicos, postura ética, foco e presença.
CURSOS, PALESTRAS E OFICINAS com a profa. Marly Cordeiro
1. Palestras - Pedagogia Sistêmica
Seguindo o enfoque da Pedagogia Sistêmica, Marly Cordeiro compartilha práticas da educação sistêmica justificando a importância das relações familiares no âmbito educativo. A palestra enfatiza princípios que norteiam o equilíbrio nas relações intrapessoais, interpessoais e transgeracionais, oferecendo aos participantes autoconhecimento e consciência sistêmica.
Público Alvo: Pais, educadores, profissionais da educação, saúde e outras áreas
2. Oficinas – Pedagogia Sistêmica
O programa de oficinas pedagógicas tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento da abordagem sistêmica voltada para as necessidades de comunidades escolares no Brasil.
Os encontros levam os participantes a refletirem e vivenciarem os princípios básicos da Pedagogia Sistêmica através das leis que regem a harmonia das nossas relações, segundo Bert Hellinger (hierarquia/pertencimento/equilíbrio) e propiciam percepções e soluções sistêmicas para os seguintes casos; dificuldade de aprendizagem – concentração – comportamento – disciplina e limites – rendimento escolar – violência doméstica e agressividade em sala de aula – hiperatividade – ansiedade – bulling – vínculos familiares – comunicação – integração social – motivação – saúde da família.
Público Alvo: Pais, filhos, educadores, alunos, orientadores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, psicoterapeutas, psicólogos, músicos, agentes da saúde, assistentes sociais, terapeutas
3. Curso ONLINE - Pedagogia Sistêmica
A Visão Sistêmica nos Contos de Fadas
A beleza dos contos de fadas traduz muitas vezes como o amor na família pode se desdobrar em repetições de destinos e emaranhados familiares. Através de novas interpretações que a visão sistêmica oferece, podemos desfazer a ilusão criada pelas imagens “mágicas” dos contos infantis, conduzindo as histórias a uma realidade que liberta e inclui o que foi separado.
A curso apresenta os fundamentos da pedagogia sistêmica e descreve como algumas histórias infantis se interligam ao contexto das relações familiares, ilustrando a visão sistêmica dos contos de fadas, bem como a força do efeito de seu esclarecimento.
Metodologia
• Trabalho com figuras, visualização e símbolos
• Interpretação de contos de fadas e histórias infantis.
• Temas existenciais: Como lidar com as nossas histórias?
• Aplicação das compreensões sistêmicas transgeracionais.
Público Alvo: Destina-se aos profissionais da área social e educacional.
4. Curso de Extensão - Educação Sistêmica
Percepções e soluções sistêmicas pedagógicas para pais, professores, alunos e terapeutas.
A Educação Sistêmica tem por base a vertente teórica das Constelações Sistêmicas Familiares, abordagem criada por Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão. Para a Educação Sistêmica cada elemento da comunidade escolar traz consigo o seu próprio sistema familiar e é dessa interação dos diferentes sistemas que resulta a escola como a conhecemos. Esta metodologia serve a todos os elementos da comunidade escolar orientando-os para o bom êxito, mesmo em situações de grande dificuldade. Implica a aceitação da família de cada elemento e isso contribui para uma melhor integração no sistema escolar, familiar e social.
Metodologia
• Desenvolver e aprimorar a observação e percepção dentro do método;
• Conhecer os princípios das Constelações Familiares;
• Aprofundar os conhecimentos em várias áreas, tais como, sistemas, campos sistêmicos, ressonância e a sua aplicação na dinâmica familiar e escolar;
• Compreender as ordens do amor, da ajuda, na dimensão educativa e profissional;
• Diferenciar dimensão terapêutica e educativa;
• Propiciar a criação de pontes de contato entre as famílias e as escolas;
• Melhorar a qualidade dos relacionamentos
• Ampliar a forma de olhar para si, para o outro e para o todo.
Público Alvo: Profissionais graduados da área Social, Educacional, Direito e Saúde