Movimento Interrompido

06/02/2016

O Movimento interrompido é um simples rótulo de uma dinâmica complexa. Ele tem origem na interrupção do fluxo de amor entre pais e filhos e pode levar a uma redução na capacidade de estar presente e sentir emoções primárias. Para os clientes do movimento interrompido, conexões com os outros, com o mundo e com eles mesmos podem ser difíceis e em situações cruciais, o poder pessoal pode ser de esquivar-se.

Os clientes do movimento interrompido são normalmente bastante ativos, pessoas independentes e funcionais com alto grau de desenvolvimento, estratégia (de superação) e conhecimento. Enquanto eles podem ter sucesso profissional e financeiro, podem reconhecer que algo crucial está faltando – que apesar de seus esforços, habilidades e sucessos, suas sede por plenitude não é satisfeita.
A estruturação básica da personalidade da criança, aprendendo a ser e como se relacionar, ocorre dentro do contexto da relação parental.

O corte se desenvolve entre o verdadeiro self e as estratégias de superação quando os impulsos emocionais da criança em direção aos pais encontram indiferença, desdenho ou agressão. Se a criança é forçada a defender-se delas próprias muito cedo de seu desenvolvimento e aprende a lidar com o mundo externo dentro de si mesmo, ela perde contato/toque com sua capacidade inata de simplesmente SER.
Se as necessidades da criança não são satisfeitas, não existe opções, o foco é a sobrevivência. No início sensível de formação suas estruturas básicas de personalidade, a criança aprende comportamentos que são não-funcionais ou não-sustentáveis em longo prazo. Quando adultos, o cliente pode sentir-se incapaz de encontrar alternativas acessíveis.
Sem o espelho da presença dos pais, a criança tem dificuldade de perceber seu simples senso de SER. O cliente normalmente procura por esta autenticidade interior por sua vida, tentando outras rotas de alto conhecimento e aprendendo técnicas para reduzir suas tensões. Eles, muitas vezes, têm longas histórias terapêuticas e continuam procurando.
As divisões interiores que trazem um cliente do movimento interrompido para a terapia podem apresentar-se numa ampla variedade de questões. Eles podem ter questões de relacionamento, reações físicas involuntárias, difíceis estruturas de personalidade, comportamentos ineficazes ou outros sintomas que, apesar de seus esforços, resistem às soluções.
Entender a dinâmica do movimento interrompido é útil. Porém, mudanças sustentáveis vêm através de um novo encontro com as emoções da infância. Com as opções de recursos da fase adulta que não foram disponíveis na infância, escolhas diferentes podem ser feitas.
Através do relacionamento com o terapeuta, a própria vontade de mudar e a exposição controlada às emoções, pode acontecer, pela primeira vez, um diferente e mais adequado fim da história.
Para assegurar um bom resultado da tentativa corajosa do cliente em confrontar-se consigo mesmo e com suas mais profundas emoções, é importante trabalhar vagarosamente e cuidadosamente, respeitando a profunda ambivalência incrustada que é a principal marca do Movimento Interrompido. Na estrutura das Constelações Familiares, o transe do encontro com os representantes dos pais tem um grande impacto – o cliente volta a sentir as emoções primárias e reaprende os movimentos primários. Quando ele faz uma ponte entre a corte interior e o conecta com seu self mais profundo, seus esforços na vida podem levar a uma profunda satisfação pessoal.

Dra. Ursula Franke Bryson

Comentários

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/marlycordeiro/www/wp-includes/functions.php on line 3729

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/marlycordeiro/www/wp-includes/functions.php on line 3729