Constelações Sistêmicas Com Cavalos

10/01/2016

Com Marly Cordeiro.

Partindo de um trabalho de Coaching Sistêmico com Cavalos, trazido para o Brasil pelo psicólogo holandês Ruud Knaapen, especialista em Constelações Familiares e Organizacionais no Instituto Bert Hellinger, do trabalho de Constelações Familiares e Organizacionais, e da Psicoterapia Assistida por Equinos, Marly Cordeiro, desenvolveu uma dinâmica terapêutica própria que ela exercita em workshops vivenciais.
Nesses encontros, os participantes passam a ter uma visão sistêmica sobre diversos aspectos da vida, tendo nos cavalos, seres de uma extrema sensitividade, e na sua linguagem corporal, o reflexo espelhado daquilo que está fora de contexto na vida do participante, colocando-o frente a frente com aquilo que ele (ainda) não quis ou não se sentiu confortável pra enxergar e enfrentar, e que está bloqueando o desenvolvimento da sua caminhada e sua realização pessoal em alguns aspectos de sua vida.
Na dinâmica terapêutica, primeiramente é feito um trabalho de reconhecimento entre os participantes e os cavalos, durante o qual estes irão aceitar aos primeiros como parte de sua manada e vice-versa. Neste momento, ocorre uma interação no campo energético, e os cavalos passam a perceber, em cada movimento feito pelos participantes, o que está destoante em sua linguagem corporal.
A partir daí, como os cavalos não entendem de emoções (e estas geralmente nos impedem de enxergar com “olhos de ver”), e não emitem julgamento, se nos apresentarmos de maneira diferente do que realmente somos em essência, eles “sentirão” e reagirão de forma imediata.
É neste ponto que entra a facilitadora que, a partir da sua experiência com os cavalos e com as constelações sistêmicas familiares ou no campo profissional, conduz, através de pequenas intervenções, o processo e oferece ao participante o apoio necessário para aquele momento tão significativo.
“A Constelação Familiar nos permite olhar para o sistema familiar com uma visão mais ampliada, proporcionando a compreensão da vida que vem através de nossos pais com todo o legado dos nossos antepassados.
Tenho experimentado o método das Constelações no Coaching com Cavalos, e percebo a cada dia, a importância significativa do equilíbrio nos relacionamentos, sobretudo no aspecto da união com o Todo.”
Marly Cordeiro é Educadora, Psicoterapeuta, Trainer Coach Especialista em Terapia Sistêmica Familiar Constelações Familiares e Organizacionais,Treinamento Internacional em Coaching Sistêmico com Cavalos, e tem mais de dez anos de experiência na abordagem sistêmica.

Eliane Vidigal – Revista Terceiro Milênio, edição novembro 2015.

Comentários