Constelações Sistêmicas com Cavalos

08/08/2016

As Constelações Sistêmicas com Cavalos são destinadas as pessoas que buscam uma nova visão sobre questões complexas da vida e que envolvem relações pessoais ou empresariais, integra autoconfiança, autoconhecimento e desenvolvimento integral. As Constelações com Cavalos conduzidas pela terapeuta Marly Cordeiro, apresentam em sua estrutura, a base das Constelações Familiares e Organizacionais  (Hellinger Sicência), Coaching com Cavalos (Bureau Wind) e Psicoterapia Assistida por Equinos (Eagala).
Os trabalhos de Constelações Sistêmicas com os Cavalos atuam pela força do campo sistêmico e fenomenológico, na certeza que caminhos se abrem, corações se alegram e a vida flui. Cavalos são símbolos de poder, arquétipos de força e acessam os mais profundos recursos da psiquê humana.  Sob a orientação do facilitador o cliente apreende claramente quais os aspectos essenciais a serem trabalhados durante a sessão de atendimento individual ou em grupo.
Seguindo conceitos  do método holandês – Coaching Sistêmico com Cavalos (Ruud Knaapen), podemos observar que os cavalos atuam em diferentes níveis de consciência: Comportamental, Sistêmico e Fenomenológico.
No nível Comportamental, é importante que o cliente compreenda a representação do cavalo, bem como a linguagem corporal do cavalo executado em diferentes etapas. O cavalo geralmente atua em sinergia com o participante, trazendo aspectos fenomenológicos do sistema em funcionamento, sendo identificados, dissolvidos ou reintegrados durante o processo. As mudanças ocorrem pela sintonia e percepção no corpo.
No nível Sistêmico, compreendemos que o cavalo acessa o campo mórfico do ser humano em segundos de contato. A partir desse contato, o cavalo capta o que foi excluído no sistema do participante ou ainda o que está em desordem. As informações captadas pelo cavalo geram uma certa pressão no campo e formam interpretações de conteúdos sistêmicos (temas não vistos) pelo participante, a sinergia mostra o essencial e os recursos são integrados ou dissolvidos.
No nível Fenomenológico, o cavalo atua espelhando “partes internas” do participante, trazendo a superfície a compreensão da relação com o todo. Nesse movimento é fundamental reconhecer essencialmente a contribuição das imagens curativas.
As Constelações Sistêmicas com Cavalos não envolvem a prática de montaria, portanto não é necessária nenhuma experiência com cavalos para trabalhar um tema ou questão. Durante o Workshop de Constelações Sistêmicas com Cavalos, nos tornamos agentes de mudanças. Participamos ativamente do processo interativo e somos movidos a olhar para o futuro, focando metas e sonhos.

Comentários